Os acervos documentais – cartas, diários, fotografias, mapas e livros de arquivos e bibliotecas – são importantes guardiães da memória das famílias, das empresas, das instituições. A sua correcta conservação evita danos permanentes que podem redundar na perda definitiva de preciosa informação.
Entende-se por Conservação Preventiva o conjunto de acções orientadas para retardar a acção dos agentes responsáveis pela deterioração ao Património Cultural, provendo pelo estabelecimento de condições ambientais e humanas adequadas à preservação, com estabilidade, dos acervos.
Apoiamos os nossos clientes no desenvolvimento de acções de Conservação Preventiva elaboradas de acordo com a natureza e o estado dos acervos, e adaptadas às características das instituições para o seu sucesso a longo prazo.
Os nossos serviços
. Monitorização e avaliação de acervos documentais em papel
. Higienização e acondicionamento de acervos documentais em papel
. Elaboração de Planos de Conservação Preventiva e acompanhamento
O valor do Património Cultural — móvel e imóvel, material e imaterial — pode ser aferido na relação entre o seu valor simbólico, de memória e de civilização e os seus inegáveis custos de conservação que, a ser negligenciados, representam perdas patrimoniais e civilizacionais graves.